SOBRE O LEAM
O LEAM nasce como mais uma possibilidade de enfrentarmos alguns desafios que nos colocamos e que podem ser traduzidos da seguinte forma: Como pensar uma formação de professores para uma educação antirracista, para uma educação para a desnaturalização das desigualdades, para a consideração dos diferentes sujeitos como sujeitos possíveis?
Como as relações étnico-raciais podem ser pensadas/problematizadas na chamada cultura digital? Será que as desigualdades produzidas nas relações étnico-raciais, muitas delas históricas, aprofundam-se, renovam-se ou estão sendo reinventadas nestes tempos?
O LEAM – pretende efetivar-se a partir das suas atividades de ensino e extensão (cursos e produção de material educativo, principalmente), alimentadas por suas pesquisas, parcerias e experimentações.
Nossa equipe reúne professores, militantes, estuandantes de graduação e de pós-graduação – mestrado e doutorado – que produzem, estudam, pesquisam e militam de forma coletiva, articulados/as pela necessidade de combatermos o racismo na sociedade brasileira.
membros do leam

Shirley Martins
Pedagogia - UERJ
Lattes



Mina Gondim
Doutora em Educação
lattes


Goergine Botelho
Mestranda em Educação UFF
lattes
VINCULAÇÕES
O LEAM tem vinculações com instituições, organizações e atores sociais que trabalham, de alguma forma, para uma sociedade melhor. Nossas vinculações são parte dos nossos esforços de somar forçar para enfrentarmos os problemas comuns que nos desafiam.
– Universidade Federal Fluminense – Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento – Programa de Pós-Graduação em Educação UFF;
– Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
– ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras;
– LEAFRO – Laboratório de estudos afro-brasileiros e indígenas;
– AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs