PROJETO ATUAL

Educação das relações étnico-raciais na cultura digital

estudo sobre o papel das imagens na educação do preconceito – 2017-2020

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA CULTURA DIGITAL

Como as desigualdades produzidas nas relações étnico-raciais podem ser pensadas/problematizadas na chamada cultura digital? Será que tais desigualdades, muitas delas históricas, aprofundam-se, renovam-se ou estão sendo reinventadas? Como o racismo ganha “aparência” na chamada razão digital? Como os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) – principalmente suas mídias e linguagens – podem contribuir para uma educação antirracista? Estas (e outras) questões orientam os nossos esforços.

A pesquisa pretende trabalhar a partir dos desafios que a educação ainda enfrenta para lidar com as modificações impostas pelos usos das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) no cotidiano da sociedade e aquilo que tem incidido nos processos de formação, de
produção de conhecimento. O projeto pretende investir no campo da formação de professores,
primeiramente, criando um espaço para pesquisas e estudos referentes às questões étnico-raciais
articuladas com as TDICs, as mídias e suas linguagens. Um espaço que já está se materializando a partir de um site na internet articulando a produção de materiais educativos resultantes das relações entre ensino-pesquisa-extensão, militância e práticas culturais. Serão as relações de produção – nos cursos, oficinas e parcerias de para a produção de materiais educativos, etc – e de interlocução na internet que nos oferecerão os elementos que pretendemos estudar para compreendermos melhor: a formação dos estudantes/professores para uma atenção às questões que ainda precisam ser enfrentadas pelos projetos educativos, pelos processos de escolarização: as desigualdades produzidas contra os sujeitos que não se encaixam nos padrões hegemônicos de
normalidade, mais especificamente os negros e afrodescendentes; a relação entre os usos das TICs no cotidiano dos sujeitos envolvidos com a pesquisa e os usos destas mesmas TICs nas dimensões de ensino e pesquisa, nos espaços educativos formais.

Para uma melhor aproximação com os nossos objetivos, resolvemos concentrar o nosso campo de pesquisa no Colégio Estadual Arruda Negreiros, numa turma de formação de professores (antigo normal) a partir de um curso de extensão que chamamos “Sobre imagens e a educação do preconceito. Mais informações sobre o curso, clique aqui. 

preparação 

Começamos a pesquisa preparando a equipe: estudantes de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e voluntários. Estudando, criando dispositivos para enfrentarmos o campo e produzindo a nossa ida à escola. Saiba mais desse processo clicando aqui.

Preparando para a coleta de imagens e sons

O curso de extensão foi todo gravado, pois isso nos permitiu, além de trabalhar com os/as estudantes as suas próprias imagens, recuperar aquilo que foi vivido nos encontros. Para saber mais clique aqui.

Os encontros

O curso foi dividido em 4 módulos em que foram trabalhadas as linguagens da fotografia, do vídeo e do cinema. O quarto módulo foi um seminário que, como sempre teve uma mostra de fotografias e uma mesa em que estudantes, professores e membros da equipe ofereceram aos presentes um pouco do que foi vivido no curso. Para saber mais clique aqui.

MAIS INFOMAÇÕES SOBRE O PROJETO

 

  • período de realização – 2016-2022
  • financiamentos: Bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado – Faperj – 2017-2022; Bolsas de IC – FAPERJ e CNPq; Bolsas CAPES – Demanda Social para Mestandos e Doutoranda;
  • Como resultado do projeto produzimos um livro com a participação de pessoas envolvidas e com parceiros/as que foram convidados/as. Para acessar o livro clique aqui.

APOIOS

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